>A difícil missão de reconstruir

>As demolições de grandes edifícios são verdadeiros espetáculos. O que impressiona é que algo construído em tanto tempo é derrubado em minutos. A conclusão é simples, construir é difícil, destruir é fácil.
Os períodos pós-guerras são fartos em lições sobre determinação, solidariedade, otimismo e confiança no futuro, indispensáveis à reconstrução de tudo que é objeto de destruição pela maldade humana.
O presidente de uma das maiores nações do mundo, eleito recentemente, tem declarado com freqüência que sua missão é reconstruir o seu país.
Não temos incumbência tão árdua como ele, mas nossa missão é reconstruir também, mesmo porque a vida é um constante processo de restauração.
Aplicando o mesmo princípio das demolições, é preciso pouco tempo, ou pequenas ações, para destruir relacionamentos, projetos, carreiras, casamentos, igrejas, etc., mas um longo tempo e esforços por vezes insanos para restabelecer a ordem, a dignidade, a integridade ou ainda, o funcionamento do que é precioso à nossa existência e convivência.
A história de Neemias é um clássico da Bíblia sobre uma grande empreitada de reconstrução. Ela exemplifica tudo que está ao nosso alcance para chegar aos mesmos resultados que foram obtidos na reconstrução dos muros de Jerusalém.
Tudo começa por uma disposição individual, um chamado para cooperar com os propósitos de Deus. Neemias poderia ter pensado que haveria outras pessoas mais capacitadas ou com maiores facilidades, mas não, ele próprio colocou-se à disposição de Deus. Acrescentou a isso uma ousadia só compreensível pela ação divina. Movido por um ideal, planejou, agregou pessoas, lutou, resistiu a todo tipo de ataque, desviou-se de ciladas, superou obstáculos, e venceu.
Algumas centenas de anos depois dele, Jesus Cristo consolidou-se como o maior especialista em restaurações. Ele veio para restabelecer a comunhão entre Deus e o homem, que havia sido quebrada, desde o Éden, e destruída pela dureza de coração, pelo legalismo, pela ambição e, por toda sorte de pecado.
Quando Cristo reconstrói nossas vidas, ganhamos uma capacidade sobrenatural para ajudar em processos de reconstrução. Há muitos à nossa volta. Vamos pedir discernimento a Deus para saber onde e como podemos agir para ajudar a reconstruir alguma coisa.

Esse post foi publicado em Cristo restaurador, Neemias, reconstrução, restauração. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário